INDICAÇÃO N° 090/ 2014 – CM

Os vereadores, que este subscrevem, na forma regimental, indicam ao Senhor Ronaldo Tomé do Couto – DD Prefeito Municipal, para que seja feito um estudo a fim de propor, mediante projetos de lei, a atualização e modernização da legislação municipal no que se refere a feira-livre e comércio ambulante, especificamente a Lei Municipal 1622/1997 e também o Código de Posturas Municipais (lei 1542/1995).

As referidas leis municipais já ficaram ultrapassadas e necessitam de uma atualização para seu aperfeiçoamento e maior eficiência em sua aplicação, considerando, para isso, todas as mudanças ocorridas na sociedade, economia e nas legislações federal e estadual. No que se refere à feira-livre, sugerimos que possa ser realizada também aos domingos, além disso, os valores a serem pagos pelos feirantes estão ultrapassados e são incompatíveis com a carga tributária de outros comerciantes do município. A questão do comércio ambulante é a mais urgente a ser tratada, devido aos prejuízos causados aos comerciantes locais pela concorrência desigual a que ficam sujeitos. Deve haver uma convergência de tributos para tornar essa competição mais justa. Ademais, a questão mais grave é a fiscalização ineficiente, ou seja, a dificuldade para aplicação da lei. Por todas essas questões que a tempo afetam o comércio municipal, pedimos a atualização e adequação da legislação municipal.

Plenário Joaquim Antônio da Silva, aos 09 de setembro de 2014.

José Agnaldo Teodoro Júnior

Amarildo Jerônimo da Silva