INDICAÇÃO Nº 117/2019

O Vereador subscrito apresenta ao Plenário, em conformidade com os artigos 99 e 115 do Regimento Interno, a presente indicação, a ser encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Geraldo Donizeti de Carvalho, recomendando que a Prefeitura Municipal estabeleça parcerias com entidades ou outras municipalidades que disponham de locais adequados para o abrigo de animais a fim de permitir o encaminhamento dos cães de rua mais agressivos e propensos a ataques.

JUSTIFICATIVA

O descontrole da população de animais de rua, principalmente de cães, é um problema que perdura em Santa Rita de Caldas há bastante tempo. Medidas como a castração, realizadas por voluntários, são importantes e amenizam a situação, mas, ainda assim, não tem sido suficientes para contornar o problema, por conta dos recorrentes casos de abandono. Dos diversos transtornos causados por tal situação, o mais grave deles é, com certeza, o ataque a seres humanos.
Maus tratos, doenças e razões inatas influenciam no temperamento do indivíduo. Muitos dos cães que hoje circulam nossas praças e logradouros públicos são bastante hostis e de porte considerável. Talvez, um adulto possa desviar ou repelir estas investidas com facilidade. Entretanto, para crianças e idosos esta tarefa não é simples. Além dos pedestres, temos registro de ataques a motociclistas. Posto isto, é claro que alguma medida deve ser feita para retirar estes animais violentos de circulação. Sabemos que, no momento, a Prefeitura não dispõe de recursos para instalar um canil próprio. Tampouco estamos propondo a realização de eutanásias. O que se propõe é que a Administração Municipal busque locais onde possa ser feito o encaminhamento destes indivíduos, garantindo o próprio bem estar dos cães e a segurança da população.

Plenário Joaquim Antônio da Silva, em 05 de agosto de 2019.

Christian Minoru Silva Miura
Vereador

Pular para o conteúdo