INDICAÇÃO Nº 133/2019

O Vereador subscrito apresenta ao Plenário, em conformidade com os artigos 99 e 115 do Regimento Interno, a presente indicação, a ser encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Geraldo Donizeti de Carvalho, recomendando que a Prefeitura Municipal elabore e apresente a esta Casa de Leis um planejamento para a aplicação de cascalho e compactação de todas as estradas rurais do Município. Neste planejamento, a definição de datas para a realização das obras, ainda que bem quista, não seria essencial. O mais importante é o estabelecimento de ordem com que seriam feitas.
O preceito principal para a elaboração deste planejamento deve ser a otimização os recursos disponíveis, evitando deslocamentos desnecessários e o desperdício de tempo.
Também recomenda-se que tal projeto seja feito com urgência, para permitir que as intervenções sejam feitas ainda antes do início do período chuvoso.

JUSTIFICATIVA

A situação das estradas rurais é a principal reclamação da população e o tema mais recorrente das reuniões da Câmara Municipal e com razão de ser. A precariedade das vias é vergonhosa e os prejuízos gerados à população e, até mesmo, ao patrimônio municipal, se acumulam. Independentemente de quaisquer esforços, os diversos trechos intransitáveis espalhados por Santa Rita de Caldas têm impedido o escoamento da produção agropastoril, principal atividade econômica do Município. Quando há a tentativa de transpor estes obstáculos, os veículos sofrem grandes avarias. Este fato pode ser observado pela rápida deterioração da frota municipal.
Diversas proposituras foram enviadas no decorrer da atual Gestão pedindo providências, mas, quase sempre, acabavam sendo ignoradas e nos era enviados posicionamentos evasivos da Administração. Da mesma forma, as propostas de elaboração de cronogramas de obras sempre foram preteridas sob a alegação da impossibilidade da sua plena condução em razão de possíveis contratempos. Esta situação tem causado uma grande decepção com relação às promessas de cooperação entre a Prefeitura e a Câmara.
Em nossa posição, de Vereadores, sempre buscamos reunir as principais demandas da Cidade e da população e propomos soluções para os problemas. Estes esforços acabam se materializando na forma das proposituras. Infelizmente, parece que a Administração Municipal não tem percebido a real importância e a serventia destes trabalhos, ignorando-os.
Por isto, encaminho esta Indicação reforçando a certeza da necessidade da elaboração do planejamento de obras. Ao contrário do que é alegado, temos certeza da sua viabilidade, já que ele pode ser feito de maneira flexível, para adaptar imprevistos. Também temos certeza da sua pertinência, já que é notório que a forma como tem sido conduzidas os serviços é extremamente ineficiente.

Plenário Joaquim Antônio da Silva, em 09 de setembro de 2019.

Christian Minoru Silva Miura
Vereador

Pular para o conteúdo