REQUERIMENTO Nº 29/2019

Os vereadores subscritos requerem, na forma regimental, que, após aprovação pelo Plenário, seja encaminhado o presente requerimento ao Excelentíssimo Sr. Geraldo Donizeti de Carvalho, Prefeito Municipal, com o seguinte questionamento:

1) Por quais motivos está sendo autorizada a condução de veículos da frota municipal por servidores que não são autorizados a dirigir esses veículos, conforme as leis municipais 1808/2006 e 2077/2017, sendo os seguintes casos:

– Professoras, oficineiros do CRAS, servidores do S.O.S. (Serviço de Obras Sociais), e servidores da Prefeitura sem habilitação definitiva,
– Chefe de transportes dirigindo ônibus escolar e transportando alunos sem ter a função de motorista.

2) Encaminhar cópias das autorizações escritas para condução de veículos da frota municipal pelas pessoas mencionadas no item anterior;

3) Esclarecer em qual lei a Administração Municipal se baseia para autorizar a condução dos veículos por essas pessoas.

JUSTIFICATIVA

Temos sido muito cobrados pela população em relação à fiscalização desses casos de servidores dirigindo veículos da frota municipal em contrariedade à normas da legislação municipal, inclusive pessoas que não são servidores diretos do Município, como é o caso dos oficineiros do CRAS e servidores do Serviço de Obras Sociais. Também há servidores que não possuem a habilitação definitiva e já estão dirigindo os veículos. O artigo 7º da Lei Municipal 1808/2006 diz o seguinte: “Os veículos utilitários da frota municipal com capacidade de até cinco passageiros poderão ser conduzidos pelos secretários municipais, chefes de departamento e de divisão, agente político, assessor jurídico e servidores da saúde, expressamente autorizados pelo Chefe do Executivo, devidamente habilitados na categoria “B” ou superior, desde que não exista um motorista concursado à disposição para conduzi-los”. Ainda no artigo 7º, o § 1º diz o seguinte: “Os veículos mencionados no caput deste artigo somente poderão ser utilizados no interesse do serviço público para o desempenho de tarefas inerentes ao cargo ocupado pelo servidor e que exijam constante afastamento do local de trabalho, mediante transporte rápido e máximo aproveitamento do tempo”. Por isso, entendemos que os referidos servidores são autorizados a dirigir veículos da frota municipal apenas em situações de exceção, quando não houver um servidor ocupante da função de motorista para conduzi-los, além disso, a utilização desses veículos deve ser apenas para “desempenho de tarefas inerentes ao cargo ocupado pelo servidor”, sendo, portanto, um grave desvio da lei que tais servidores passem a utilizar os veículos para atividades próprias de motoristas, tornando-se substitutos dessa função, como, por exemplo, na hipótese de servidores da saúde autorizados a dirigir veículos de passeio para exercício de sua função passarem a utilizá-los para transporte de pacientes, função própria de motoristas com habilitação na categoria “D”, além dos cursos específicos. Quanto aos demais casos, está claro que violam totalmente a lei, uma vez que tais pessoas não são autorizadas a dirigir os veículos, nem mesmo em situações de exceção. Pelo exposto, pedimos apoio aos nobres colegas para aprovação do presente requerimento e cumprimento de nossa função fiscalizadora.

Plenário Joaquim Antônio da Silva, em 24 de junho de 2019.

João Milton dos Reis
Vereador

Edymilson Fernandes de Paula
Vereador

Gustavo Couto Fonseca
Vereador

Pular para o conteúdo