O vereador subscrito apresenta ao Plenário, em conformidade com os artigos 99 e 115 do Regimento Interno, a presente indicação a ser encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Geraldo Donizeti de Carvalho, recomendando que sejam alocadas placas educativas espalhadas pelo espaço do Velório Municipal Gabriela Salomão que recomendassem a manutenção do silêncio e do recato durante a realização de velórios e encomendações. Propõe-se a seguinte redação: “FAVOR MANTER O DECORO E O SILÊNCIO NESTE RECINTO.” O falecimento de um ente querido é um momento muito delicado. Evitar conversas paralelas e burburinhos é um sinal de respeito e empatia para com os familiares.

JUSTIFICATIVA

Devido à falta de tempo gerada pelos inúmeros afazeres cotidianos, é natural que as pessoas aproveitem qualquer oportunidade para pôr a conversa em dia. Infelizmente, muitos seguem este costume indiscriminadamente, aproveitando até mesmo momentos solenes, como é o caso dos velórios.
A partida de um familiar ou um amigo traz muito sofrimento e é indispensável que se obtenha conforto nestas horas. Este conforto pode vir na forma de um abraço ou mesmo de uma compenetração solitária e silenciosa, onde se recorda os momentos que se passaram com aqueles que acabaram de partir. Ainda que o recente luto retenha a maior parte da atenção dos familiares, movimentações externas mais exaltadas podem atrapalhar este momento tão indispensável para que se supere esta dor.

Plenário Joaquim Antônio da Silva, em 14 de outubro de 2019.

Christian Minoru Silva Miura
Vereador