– Ata da Vigésima Reunião Ordinária da Segunda Sessão Legislativa Ordinária da Vigésima Legislatura, realizada no dia quinze de junho de 2026, às dezenove horas, no Plenário da Câmara Municipal de Santa Rita de Caldas, sob a presidência do Vereador Paulo Henrique Fonseca Dias de Carvalho e secretariada pela Vereadora Taíse Lopes Menossi Machado. Compareceram os Vereadores: Agnaldo Pedro da Silva, Edymilson Fernandes de Paula, Gustavo Couto Fonseca, João Paulo Borges de Melo, Paulo Henrique Fonseca Dias de Carvalho, Régis Menino da Silva, Taíse Lopes Menossi Machado, Tatiana Junqueira Salomão e Wellington Ramos de Souza Moreira. O Senhor Presidente declarou aberta a Sessão e, como não houve impugnação, declarou aprovada a Ata da Reunião Ordinária anterior. Em seguida, no espaço destinado à Tribuna Livre, o Senhor Presidente informou que a cidadã Maria Ilda de Carvalho, previamente inscrita, não havia comparecido à Reunião. Passou-se de imediato ao espaço das Considerações Finais. O Vereador Wellington iniciou sua fala prestando condolências à família da senhora Camila em virtude do falecimento de sua mãe, a senhora Agda. O Edil recordou a receptividade e a alegria da falecida em ocasiões passadas, desejando conforto espiritual aos familiares enlutados. Em seguida, Wellington parabenizou os moradores dos Bairros Nossa Senhora Aparecida e São Geraldo pelas pinturas e decorações das vias públicas em celebração à Copa do Mundo. O Parlamentar relatou ter participado da confraternização durante a transmissão com telão do primeiro jogo do torneio no Bairro Nossa Senhora Aparecida e mencionou que, embora tenha havido a falta de banheiros químicos no local, as providências já estavam sendo tomadas para sanar a pendência para o jogo subsequente, marcado para a sexta-feira. Por fim, o Vereador anunciou o início de uma campanha de arrecadação de cobertores, organizada pelos vereadores. Ele fez um apelo à população para que entregasse as doações na sede da Câmara Municipal durante o horário de expediente regular, destacando a grande necessidade de auxiliar as pessoas vulneráveis durante o período de baixas temperaturas. O Vereador Gustavo fez uso da palavra para registrar agradecimentos ao Deputado Federal Emídio Madeira pela destinação de dois tratores ao Município, cujas entregas haviam ocorrido na semana anterior. O Parlamentar ressaltou que os maquinários seriam de grande valia para a manutenção das estradas rurais, para os trabalhos de limpeza de mato nas margens das vias e para a limpeza urbana. O Edil também agradeceu ao Poder Executivo pela entrega do caminhão à Associação dos Produtores de Leite de Santa Rita de Caldas e Região, bem como ao Deputado Estadual Rodrigo Lopes pelo imprescindível auxílio na destinação da emenda parlamentar. Encerrando seu pronunciamento, Gustavo reforçou o convite aos munícipes para participarem da Reunião Itinerante do Legislativo, a qual seria realizada na quinta-feira, dia dezoito, no Distrito de São Bento de Caldas. Tomando a palavra, o Senhor Presidente reiterou as informações sobre a extrema urgência da campanha de arrecadação de cobertores. O Parlamentar apelou para a solidariedade da população a fim de socorrer os necessitados afetados pelo rigoroso frio. Na sequência, Paulo Henrique endossou o convite para a Primeira Reunião Itinerante do ano, destinada aos moradores do Distrito de São Bento de Caldas e do Bairro das Casinhas, a qual seria realizada e transmitida ao vivo na quinta-feira, a partir das dezenove horas, no Salão Paroquial daquela localidade. O Presidente informou que a reunião abrangeria diversos temas cruciais. Ele estendeu formalmente o convite aos gestores e secretários municipais e demais representantes do Poder Executivo para que se fizessem presentes, visando unir forças na discussão das demandas e na busca coordenada por soluções eficientes em prol da comunidade. Sem mais nada a tratar, o Senhor Presidente encerrou a Sessão. Plenário Joaquim Antônio da Silva, aos quinze de junho de 2026.