Ata n◦ 24/2011 – Ata da Vigésima Terceira Reunião Ordinária da Terceira Sessão Legislativa Ordinária da Décima Sexta Legislatura, realizada no dia vinte e oito de Junho de dois mil e onze, às dezenove horas, no Plenário da Câmara Municipal de Santa Rita de Caldas, onde se reuniram os Senhores (as) vereadores (as), sob a presidência do vereador José Afonso Dias, tendo como Secretária da Mesa a edil Sidnéia Aparecida do Nascimento e Couto. Ao iniciar a reunião, o Sr. Presidente determinou a assinatura no livro de presenças, o qual constou o comparecimento de: Ari dos Santos, Drauzio Ferreira de Souza, Adilson José Vicente, José Afonso Dias, José Osmar Loures, Milton José de Oliveira, Rovilson Felisberto dos Reis, Sidnéia Aparecida do Nascimento e Couto, e Zilda Carvalho Bertozzi. Tendo comparecido todos os edis, o Sr. Presidente declarou aberta a Sessão e solicitou a Secretária a leitura da ata da Reunião anterior, a qual foi posta em votação, tendo sido aprovada e assinada por todos os edis. Na sequência, a Secretária leu a indicação de nº 031/2011 de sua própria autoria juntamente com o edil Rovilson, leu também o requerimento de n° 026/2011 do Sr. Presidente. Em seguida, o Sr. Presidente pediu afastamento da Mesa até que seu requerimento fosse discutido e votado. O edil Rovilson assumiu como Presidente interino e colocou o requerimento de n° 026/2011 em discussão. O edil Drauzio disse que o Prefeito lava diariamente algumas ruas da cidade, mas as ruas do Bairro Nossa Senhora Aparecida, como o edil já disse na última Reunião, infelizmente não são de aparência para todo mundo, não são todos que veem como elas estão, principalmente a rua que dá acesso ao lavador de veículos da Prefeitura, por isso ele apóia o requerimento. A edil Zilda disse que concorda com o edil Drauzio, porque toda a cidade merece atenção. O edil José Afonso disse que a situação da sujeira dos cachorros no Bairro Nossa Senhora Aparecida é crítica, por isso ele fez esse requerimento, e tem certeza que o Prefeito vai lavar as ruas pelo menos uma vez por semana. Em seguida, o Presidente Interino colocou o requerimento de n° 026/2011 em votação, tendo sido aprovado por todos os edis. Na sequência, o Sr. Presidente retomou a Mesa e deixou a palavra livre para os edis. O edil Ari pediu ao Sr. Presidente que converse com o Prefeito sobre as placas denominativas das ruas do Conjunto Habitacional São Geraldo, que ainda não foram colocadas, e as pessoas estão cobrando. O Sr. Presidente disse que ouviu o Prefeito falando que vai sinalizar a cidade e vai colocar essas placas também, mas ele enviaria o ofício solicitando ao Prefeito a colocação das placas. A edil Sidnéia disse que falou com o Prefeito sobre as placas, e ele disse que vai colocar em todas as ruas onde estiver faltando. O edil Rovilson disse que o Prefeito também está tomando as providências para a colocação de grade no paredão da Rua José Mineiro. O Sr. Presidente disse que o Prefeito falou que vai tomar as providências sobre essas placas, e também sobre os redutores. A edil Zilda disse que precisa arrumar os bueiros também, como já foi pedido por indicação. Em continuidade, o edil Drauzio disse que na segunda-feira, ele estava no Asilo, e a Sra. Etelvina teve que ir ao Hospital, mas não tinha médico, então o edil, como integrante da diretoria do Asilo, disse que faria um B.O., aí eles atenderam, inclusive ele vai averiguar como foi que tudo ocorreu, mas assim a gente vê o descaso que acontece, continuando, disse que deixaria bem claro, porque às vezes se fala as coisas aqui na Câmara, e algumas pessoas acabam levando de outra forma o que se fala aqui, acontece que, de manhã, o Sr. Domingos da loja passou mal, teve um A.V.C., não havia médico no Hospital, e o Dr. Milton foi acompanhando, aí a gente vê como o tratamento é diferenciado, o Sr. Domingos é uma boa pessoa, mas parece que o próprio Secretário da saúde é quem foi dirigindo a ambulância, o edil perguntou se o edil Ari sabia alguma coisa sobre isso. O edil Ari disse que não sabia, porque nessa hora estava em Pouso Alegre. O edil Drauzio disse que quem for transmitir essas palavras, que fale certo, o Sr. Domingos é uma ótima pessoa, o Dr. Milton agiu certo em acompanhá-lo, mas infelizmente há um tratamento diferente com os menos favorecidos, o edil falou também que tem recebido reclamações a respeito de um médico que parece que fica embriagado no Hospital. O edil Ari disse que é o Dr. Luís Alvim, ele acha que esse médico tem algum problema. O edil Drauzio disse que na hora que a Sra. Etelvina chegou ao Hospital não tinha médico. O edil Ari disse que o médico veio atender no Hospital, mas se atrasou, e nesse tempo, não só a Sra. Etelvina, mas outros pacientes chegaram ao Hospital. O edil José Osmar disse que o diretor clínico do Hospital é quem responde pela falta de um médico, e quando falta um médico, ele deve arrumar outro, ou ir pessoalmente cobrir a falta, por isso o diretor clínico precisa ficar o máximo de tempo possível trabalhando no Hospital. O edil Drauzio disse que na realidade, os cargos são apenas pelo título, não se tem autonomia para nada. A edil Sidnéia perguntou qual médico vai querer morar aqui para assumir um cargo de diretor clínico do Hospital. O edil José Osmar disse que o responsável pelo atendimento de urgência e emergência é o Prefeito, mas o responsável pelos médicos dentro do Hospital é o diretor clínico, a questão de ambulância e remédios já é outra coisa, ele já foi diretor clínico, e não quer fazer isso nunca mais, nem que paguem bem, porque a pior coisa é mexer com medicina e enfermagem, sempre tem reclamações, e na experiência dele como diretor clínico, nas reclamações contra médicos, em 90% das vezes eles estavam errados. A edil Sidnéia disse que a responsabilidade de um diretor clínico e provedor de Hospital é enorme, e mesmo ganhando muito bem, é difícil quem se disponha. O edil José Osmar disse que, legalmente, um plantonista não pode deixar um plantão até que o próximo médico chegue para assumir, mas isso é complicado, porque os médicos geralmente trabalham em vários lugares, é preciso haver uma boa comunicação entre eles, mas aqui é complicado, os médicos não vão vir aqui para ganhar 400 reais por plantão de doze horas. A edil Zilda disse que se eles estão trabalhando é porque estão recebendo, aceitaram o que foi proposto. O edil José Osmar disse que aqui ainda não acontece como em outros lugares, onde o Hospital finge que paga, e os médicos fingem que trabalham. O Sr. Presidente disse que o problema é que os médicos estão saindo antes de chegar outro para assumir, o Prefeito tem que dar um basta nisso. O edil José Osmar disse que as pessoas reclamam mesmo das coisas, pode estar quase tudo bem, se houver alguma coisa que vai mal, as pessoas ficam reclamando daquilo, é muito difícil alguém vir falar de alguma coisa certa que foi feita, as coisas são assim mesmo, as pessoas querem é cobrar o que não está bom. O Sr. Presidente disse que o edil José Osmar tem ajudado muito o povo como médico. Em continuidade, o Sr. Presidente deu início a tribuna livre e concedeu a palavra a Srta. Maria Ilda de Carvalho. A Srta. Maria Ilda disse que ficava feliz pela proposição para cobertura das quadras esportivas das escolas municipais, falou sobre a inauguração do centro comunitário do Bairro Nossa Senhora Aparecida, uma iniciativa do Santuário de Santa Rita, que ela espera ser o caminho contra a violência, a carência e todas as dificuldades vividas pelo povo daquele Bairro, considera importantes que as diferenças se somem a favor da ação democrática, mas que não se acentuem as diferenças em termos de posição e status, principalmente que não se faça diferença com o povo do meio rural, além de Educação e saúde, o que mais pode ser feito pelo povo desses muitos bairros rurais, o Poder é coletivo, e o povo é quem constrói a História, sabe avaliar, e sabe dar o troco, ela lamenta tantos problemas na área da saúde, mas mesmo com todas as dificuldades existentes, os médicos ainda precisam zelar pelo compromisso com a ética profissional, prestado em juramento na ocasião de suas formaturas. Sem mais nada a tratar, o Sr. Presidente declarou encerrada a Sessão. Plenário Joaquim Antônio da Silva, aos 28 de Junho de 2011.