Atendimento

Segunda a Sexta
8h às 16h

e-SIC

Acesso à
Informação

Ouvidoria

Enviar
Menagem

INDICAÇÃO Nº 11/2026

Os Vereadores subscritos apresentam ao Plenário, em conformidade com os artigos 99 e 115 do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Edvan Lopes, solicitando a realização de um mutirão de limpeza, desassoreamento e desbaste da vegetação das margens do Rio Claro. A intervenção deve compreender toda a extensão do trecho urbano, com início na região do Complexo, passando pelo Bairro Santa Terezinha, até a sua confluência com o Rio pardo. Deve-se priorizar a remoção de entulhos acumulados debaixo das pontes e no interior das galerias pluviais, observando as normativas de licenciamento ambiental vigentes.

JUSTIFICATIVA

Atualmente, o trecho urbano do Rio Claro encontra-se com as margens tomadas por vegetação densa e o leito comprometido pelo acúmulo de sedimentos, galhadas e resíduos sólidos. Esse estrangulamento é criticamente perigoso debaixo das pontes e galerias, onde o material retido cria “barragens artificiais”.

Diminui-se drasticamente, então, a capacidade de escoamento das águas, gerando um risco iminente de transbordamento e enchentes, especialmente com as chuvas intensas. Além disso, a vegetação alta e o acúmulo de lixo tornam-se focos para a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, escorpiões e roedores, ameaçando a saúde pública local.

A execução preventiva desta limpeza atua diretamente na mitigação de desastres naturais. Do ponto de vista da gestão pública, o custo operacional de realizar a desobstrução agora é infinitamente menor do que os gastos emergenciais com reconstrução de infraestrutura viária, com pontes que podem ter suas bases comprometidas pela força da água represada, e assistência a famílias desabrigadas.

Ao realizar a limpeza, com o rigoroso respeito às normas ambientais do Estado de Minas Gerais, o Município garante a segurança hídrica e estrutural da cidade, protege o patrimônio dos moradores e promove um ambiente urbano seguro.

Plenário Joaquim Antônio da Silva, em 09 de março de 2026.

Edyimilson Fernandes de Paula
Vereador

Tatiana Junqueira Salomão
Vereadora

Acessar o conteúdo