Atendimento

Segunda a Sexta
8h às 16h

e-SIC

Acesso à
Informação

Ouvidoria

Enviar
Menagem

Indicação Nº 65/2026

Os Vereadores subscritos apresentam ao Plenário, em conformidade com os artigos 99 e 115 do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Edvan Lopes, solicitando que sejam providenciadas obras de manutenção corretiva e preventiva na ponte de madeira localizada no Bairro Gineta II, contemplando o alinhamento, a substituição e a correta fixação das pranchas e guias de rolamento que se encontram soltas, desalinhadas e parcialmente fraturadas na entrada da travessia.
JUSTIFICATIVA
A ponte apresenta desalinhamento acentuado das pranchas de madeira da pista de rolamento, com tábuas soltas, pontas projetadas e degraus de impacto no encontro da via rural com a cabeceira da estrutura. A desorganização do assoalho gera vãos livres e desníveis acentuados, expondo os condutores ao risco iminente de travamento de rodas, quebra do sistema de suspensão dos veículos e acidentes graves, comprometendo diretamente a segurança no tráfego local.
Por se tratar de uma rota essencial para a zona rural, a via garante o escoamento diário da produção agrícola e pecuária, a mobilidade dos moradores e a passagem contínua do transporte escolar. A manutenção preventiva com a substituição e o recondicionamento pontual do material danificado representa uma medida de alta economicidade para a Administração Pública, pois evita que os impactos do tráfego degradem as vigas mestras de sustentação, o que exigiria uma reconstrução completa e infinitamente mais onerosa, assegurando a preservação do patrimônio e resguardando o município de eventuais responsabilizações por danos materiais ou corporais aos usuários.
Plenário Joaquim Antônio da Silva, em 19 de outubro de 2026.

Gustavo Couto Fonseca
Vereador

Edymilson Fernandes de Paula
Vereador

Tatiana Junqueira Salomão
Vereadora

Acessar o conteúdo